A vontade de empreender e assumir o seu próprio negócio está associada a diversos fatores de índole pessoal, que podem criar motivações que levam as pessoas a desenvolver projetos em que acreditam ou que preencham uma lacuna ou necessidade identificada.
O arriscar num novo projeto é sempre uma tomada de decisão que, antes de mais, deve pressupor estudo e análise de mercado para constatar e tornar objetiva a ideia que se acha por bem implementar no mercado.
Para ajudar na implementação do seu projeto, existem algumas medidas que o Instituto de Emprego da Madeira, IP-RAM, disponibiliza.
Os programas para empreendedores são destinados a pessoas com qualificações técnicas, humanas ou de liderança. Estes programas podem ser oportunidades para Ponta-solenses que procuram implementar o seu próprio projeto na Ponta do Sol ou em qualquer outro concelho da Região Autónoma da Madeira.
Estes programas podem auxiliar financeiramente a implementação do projeto na fase de arranque e disponibilizam mecanismos que ajudam a aferir um plano de negócio consistente, tendo em vista a avaliação económico-financeira das ideias de negócio.
Caso não disponha de qualificações técnicas para desenvolver o plano de negócios, poderá consultar as empresas do concelho que trabalham na área financeira, pois além de garantirem um trabalho especializado e independente, o mesmo corresponde a um custo elegível no âmbito dos programas destinados aos empreendedores.
Deixamos à consideração do munícipe a listagem dos programas com acesso direto às correspondentes páginas do IEM, IP-RAM, que explicam em detalhe o que pode ser efetuado para garantir um programa de emprego.
Programas para empreendedores:
- CPE – Criação do Próprio Emprego;
- PEED – Programa ao Estímulo ao Empreendedorismo de Desempregados;
- GROW RUP |Interreg Europe | Cooperação Interregional para a competitividade das PME's.
Os Ponta-solense que necessitem de alguma explicação mais pormenorizada para cada um dos programas deverão deslocar-se ao Pólo de Emprego da Ponta do Sol, representado a nível concelhio pela Casa do Povo da Ponta do Sol ou então procurar os técnicos dos programas do Instituto de Emprego da Madeira.